Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Bancário não recebe comissão sobre venda de seguros e consórcios

    Do site Conjur

    há 4 anos

    A venda de seguros e consórcios é compatível com as atividades bancárias, não justificando a condenação ao pagamento de diferenças salariais pelas vendas feitas. O trabalhador só tem esse direito se houver acordo entre as partes nesse sentido.

    A decisão é da 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho ao reformar acórdão que havia condenado um banco a pagar comissão a um bancário.

    O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) havia condenado o banco, alegando que a venda de produtos e serviços não são típicas da atividade bancária, e algumas são reguladas por legislação própria. No entendimento do TRT, a ausência de acordo entre as partes acerca do pagamento de comissão não seria suficiente para afastar a justa retribuição do empregado pelos serviços prestados.

    No exame do recurso de revista, a 6ª Turma destacou que o artigo 456, parágrafo único, da CLT prevê que, na falta de prova ou de cláusula expressa a tal respeito, entende-se que “o empregado se obrigou a todo e qualquer serviço compatível com a sua condição pessoal”.

    Por essa razão, segundo o colegiado, a jurisprudência do TST é de que o exercício de atividades diversas compatíveis com a condição pessoal do trabalhador não gera pagamento de acréscimo salarial por acúmulo de funções, pois o salário remunera todas as tarefas desempenhadas dentro da jornada de trabalho. A decisão foi unânime. Com informações da assessoria de imprensa do TST.

    RR-1067-07.2016.5.11.0002


    CONHEÇA NOSSO CURSO DE MARKETING DIGITAL PARA ADVOGADOS

    CLIQUE AQUI

    QUER TER ACESSO A MAIS DE 30.00O MODELOS DE PETIÇÕES ?

    CLIQUE AQUI


    • Sobre o autor ESPECIALISTA EM MARKETING JURIDICO
    • Publicações64
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações56
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bancario-nao-recebe-comissao-sobre-venda-de-seguros-e-consorcios/813802413

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)